VISITANTES TOTAL

terça-feira, 5 de julho de 2011

MARILLION




O Marillion foi uma das bandas a comandar a segunda onda do rock progressivo inglês ocorrido no início da década de 80. A banda se formou em Aylesbury, Inglaterra, em 1978, com o nome Silmarillion (retirado do título de uma das novelas do escritor R. R. Tolkien). A início tiveram grande dificuldade em se livrar da acusação de serem meros imitadores do grupo Genesis, mas ao contrário destes se mantiveram mais fieis ao seu estilo no decorrer dos anos.
A formação responsável pela gravação do primeiro disco, de 1983, "Script for a Jester's Tear", foi Derek Dick (vocalista que ficaria conhecido simplesmente por Fish), Steve Rothery (guitarrista), Mark Kelly (tecladista), Peter Trewavas (baixista) e Mick Pointer (bateria). Lançado em 1983 o álbum teve ótima repercussão, e a banda saiu em turnê.
Ian Mosley (baterista, que havia participado do Curved Air) entraria no lugar de Pointer, concretizando a formação mais clássica da banda, que lançaria a seguir "Fugazi" (1984) e "Misplaced Childhood" (1985), com repercussão cada vez maior.
O vocalista Fish saiu da banda logo após a gravação de "Clutching at Straws" em 1987. Fish queria introduzir outros estilos na música do Marillion (o que aliás se notou claramente nos seus primeiros álbuns solo), enquanto o resto da banda pretendia dar continuidade à sua sonoridade característica. Outras versões dão conta de que problemas de Fish com álcool e drogas, além de seu ego exarcebado, foram motivos mais reais para a sua demissão. Fish seguiria posteriormente uma bem sucedida carreira como produtor. Para suprir o mercado enquanto um novo vocalista era procurado foi lançado o álbum ao vivo "The Thieving Magpie".
Em 1990 a banda voltou à ativa com o vocalista Steve Hogarth no álbum "Seasons End", que conseguiu suprir a falta de Fish tanto no vocal como no papel de principal compositor do grupo. Nos álbuns que se seguiram, "Season´s End" de 1990, "Holydays In Eden" de 1991, "Brave" (álbum conceitual e um novo ponto alto em sua carreira) de 1994 e "Afraid Of Sunlight" de 1995, ficava claro que apesar de não ter perdido sua qualidade, o Marillion não mais conseguiria alcançar as vendagens de meados da década de 80.
Em 2001, após uma longa pausa e querendo lançar um álbum sem interferência de gravadoras (ou talvez por não haverem gravadoras interessadas) o Marillion financiou o seu novo disco, "Anoraknophobia", com vendas antecipadas do mesmo pela internet. Em uma atitude inédita para uma banda deste porte, doze mil fãs financiaram o projeto, pagando por um disco que ainda não estava pronto... e não se arrependeram.


Apostando no próprio selo (Racket Records) e sem precisar contar com a indústria musical, o Marillion dá continuidade a sua impressionante relação com os fãs e lança em maio de 2004 o seu primeiro álbum duplo (MARBLES – versão dupla disponível apenas no site oficial da banda) contando com aproximadamente 15.000 vendas antecipadas através do site oficial. A receptividade de MARBLES (que seria distribuído pela EMI mundial na versão simples) foi tão grande que em apenas uma semana o single “You're Gone” colocou o Marillion no TOP10 UK (Reino Unido) e no TOP 10 Dutch (Holanda), façanha esta que não acontecia desde 1987 com o single “Incomunicado”.



Marillion




                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário