VISITANTES TOTAL

quinta-feira, 9 de junho de 2011

URIAH HEEP

 
                                                

                             
 Uriah Heep é uma banda britânica de hard rock formada no final dos anos 1960. A banda se caracteriza por suas canções melódicas e vocais harmoniosos (cortesia do fato de todos os integrantes cantarem), além do uso do órgão Hammond B3 e guitarra com pedal wah-wah.

Apesar de seu sucesso na Europa, o Uriah Heep nunca conseguiu emplacar um grande sucesso nos Estados Unidos. A banda lançou vários álbuns de sucesso nosanos 1970, tendo grande repercussão principalmente na Europa e Ásia, mas decaiu em popularidade nas décadas seguintes. O grupo ainda existe e, considerado uma banda "cult", viaja freqüentemente em turnês pela RússiaJapãoAlemanhaEscandinávia e Brasil, entre outros. Nos últimos anos vem gravando um DVD ao vivo anual em Londres (no evento conhecido como "The Magician's Birthday Party", "festa de aniversário do mágico", homenagem ao disco "Magician's Birthday"), todo mês de novembro. O primeiro, semi-acústico, foi gravado em novembro de 2001.

No ano de 1967, um “garoto” de vinte anos, chamado Mick Box, apaixonado por futebol, mas mais ainda por sua música, vivia um momento de total euforia. A copa mundial recém ganhada pela coroa britânica, e a revelação de Jimi Hendrix ao mundo pra mostrar como se usa uma guitarra, só não foram mais importante para a empolgação do guitarrista do que sua entrada no mundo musical ao lado de uma banda local de covers de Walthamstow, chamada The Stalkers. Após a saída do primeiro vocalista, o baterista Roger Penlington, sugeriu que seu primo, David Garrick, fizesse uma audição para o posto. Box, depois da audição, rapidamente efetivou na banda o rapaz, que em função disso mudou seu nome artístico de Garrick pra Byron. Nascía então a florífera relação Box/Byron, e com a decisão de entrar de cabeça no circuito musical do rock, os demais membros do The Stalkers foram despedidos, e uma nova banda com o nome de Spice surgiu.
Um anúncio no jornal, que não admitia membros casados na banda, fez com que Byron e Box recrutassem o baterista Alex Napier, que disse, à época, que sua esposa era sua irmã. Vindo da banda The Gods, o baixista Paul Newton completou o time do Spice. Relutante em tocar covers, a banda passou focar suas apresentações em composições próprias, sempre tentando algo original.
Com o tempo, o Spice foi conquistando seu lugar na cena, sempre assistidos pelo pai de Paul Newton. Em 1969, um magnata do ramo musical, Gerry Bron, se impressionou com um show da banda e imediatamente os contatou pra um contrato de gravação com a Hit Record Productions, associada da Phillips Records. Em pouco tempo, o quarteto se encontrava no estúdio Lansdowne, em Londres, prontos para a gravação do primeiro álbum, que sairia por um outro selo da Phillips, a Vertigo.
Very ‘Eavy... Very ‘Umble (1970)
Nos dois meses que se seguiram, a maior parte das mudanças aconteceu, como a mudança de nome de Spice pra Uriah Heep, baseado no personagem homônimo do romance David Copperfield, de Charles Dickens. Depois da banda se decidir pelo uso de teclados Hammond, o que aconteceu somente depois da gravação de metade do álbum, Gerry, que estava produzindo o disco, chamou o tecladista contratado Colin Wood, que em pouco tempo daria lugar ao membro permanente Ken Hensley, que já havia tocado com Paul Newton no The Gods e no momento, tocava guitarra na banda Toe Fat.
Hensley contribuiu para o Uriah Heep não só como tecladista, mas como compositor e, eventualmente, vocalista, considerando o fato de todos na banda cantarem em forma de coro, característica marcante no Heep, e que hoje pode ser encontrado em bandas como Blind Guardian, e muitas outras declaradas influnciadas pelo quinteto “heepiano”.
O álbum, nomeado de Very ‘Eavy... Very ‘Umble foi lançado a 19 de junho de 1970. E à época, o impacto do LP dividiu a opinião dos críticos, devido ao seu peso e diversidade. Houveram comparações ao Jethro Tull (mesmo Box tendo dito que não havia flautas na banda, e que nenhum membro conseguia se manter em pé com uma só perna), King Crimson e críticas como: “...se essa banda continuar, vai cometer suicídio” (Rolling Stone). A sonoridade de Very ‘Eavy... ia do lado místico e explosivo da ótima faixa Gypsy, até o blues da melancólica Lucy Blues passando pelo jazz de Wake Up (Set Your Sight) que conta com uma impressionante atuação de um inspirado David Byron.





Nenhum comentário:

Postar um comentário