O Evanescence deu seus primeiros passos ainda em Little Rock, no Arkansas, influenciados por bandas como Type O´ Negative, Living Sacrifice, Portishead e Sarah McLachlan, começaram a gravar EPs de músicas como "Give Unto Me" e "Understanding".
"Evanescence", o EP de estréia foi lançado em 1998 na primeira apresentação ao vivo da banda, num bar chamado Vino, em Little Rock. O EP era um CD-ROM com edição limitada de 100 cópias, produzido pela gravadora Big Wig Enterprises, foi vendido durante o show e se esgotou na mesma noite.
Mais tarde, David Hodges juntou-se a banda para tocar bateria, após sua entrada que grande maioria das músicas do Fallen foram escritas, com sua ajuda. Depois da gravação do Origin, David deixou as baquetas para aderir ao piano e ao teclado nas gravações do Fallen, mas não durou muito tempo na banda.
Quando já tinham condições de pagar outro músicos o Evanescence passou a ser formado por Rocky Gray (bateria - ex Soul Embraced e Living Sacrifice), John LeCompt (guitarra base - ex Mindrage) e William Boyd (baixo). Ambos ajudaram na execução dos outros EPs. Porém, no Fallen, foram substituídos por participações especiais como de Josh Freeze na bateria (ex Guns N'Roses e atual A Perfect Circle) e Francesco Di Cosmo no baixo.
Fallen foi gravado em Los Angeles pelo produtor Dave Fortman (BOYSETSFIRE, Superjoint Ritual) e lançado pela Wind-up Records, mesma gravadora de bandas como Creed e 12 Stones.
Lançado nos EUA em 4 de março, o álbum já chegou ao terceiro lugar na lista Billboard 200 e vendeu 1,8 milhão de cópias. No final de junho, "Bring Me To Life" chegou ao quinto lugar da lista Hot 100. O álbum entrou para os Top 5 em sua quarta semana na parada Music & Media European Top 100 Albums. Duas semanas mais tarde já era o número 1, posição que manteve por duas semanas consecutivas. Em 2 de junho, "Bring Me To Life" foi lançado internacionalmente e passou cinco semanas consecutivas como número 1 da parada de Music & Media Eurochart Hot 100 Singles.
Em novembro de 2003, o guitarrista e co-fundaddor, Ben Moody, deixa a banda adruptamente para se dedicar a outros projetos, pegando todos de surpresa. Em seu lugar entra o ex-guitarrista do Cold, Terry Balsalmo, que, de substituto provisório passa a ser integrante permanente do Evanescence, graças à boa química apresentada com a banda durente os shows.
Em 2004 é lançado o DVD Anywhere But Home, que registra uma apresentação ao vivo em Paris, durante a turnê. O DVD ainda conta com cenas extras de backstage e uma faixa bônus inédita, entitulada Missing.
Nenhum comentário:
Postar um comentário