VISITANTES TOTAL

quarta-feira, 25 de maio de 2011

SEX PISTOLS



Sex Pistols foi uma banda ícone do punk rock, formada em 1975 em Londres. É considerada uma das maiores bandas punks de todos os tempos ao lado de Ramones e The Clash. 

Homem-chave na propagação do punk rock na Inglaterra,Malcom McLaren, hoje um senhor de 61 anos mais preocupado com a produção do disco da top model Christie Turlington. A história de McLaren começa a ficar interessante em 71, quando abriu a Let It Rock, uma loja de roupas para a nova geração de teddy boys - os filhotes das gangues originais, surgidas nos idos de 53. Desde então, McLaren tornou-se uma celebridade entre músicos e modernos londrinos.

Em 1973, os integrantes da banda protopunk New York Dolls entram na Let It Rock. O visual da banda (uma mistura de glitter e sadomasoquismo) conquista McLaren e ele vira seu empresário. Em Nova Iorque, percebe o quanto os New York Dolls estavam datados e deixa o barco.

Apesar de renegar os Dolls, o empresário trouxe uma ideia brilhante dos Estados Unidos. Depois de perceber que o que valia no mundo do rock, em 75, era muito mais a atitude do que o som, McLaren decidiu construir uma banda segundo seus novos padrões.

Mais uma vez em Londres, reassume sua loja - agora chamada SEX - e transforma-a no epicentro do terramoto que sacudiria o mundo pop, ajudado pela estilista Vivienne Westwood. Segundo o próprio McLaren, criou os Sex Pistols.

Reunir os quatro Pistols foi fácil: Steve Jones e Paul Cook (respectivamente guitarrista e baterista) viviam na SEX. Glen Matlock - baixista e balconista da loja aos sábados - foi convocado imediatamente. Faltava escolher o vocalista.

Depois de descartar o crítico Nick Kent e o cantor Richard Hell para a vaga, a banda experimenta um velho freqüentador do sítio, um adolescente de dentes podres chamado John Lydon. O teste é feito na loja, com o vocalista a cantar numa jukebox. Johnny, que nunca tinha cantado na vida antes, foi aprovado pela sua postura e comportamento anti-social, em resumo, era perfeito para a vaga. Os ensaios começam. Agora a banda chama-se Sex Pistols e John Lydon vira Johnny Rotten (literalmente, Joãozinho Podre).

O primeiro show acontece em 6 de novembro de 1975, um fiasco inevitável dado o despreparo da banda.


* Johnny Rotten (John Lydon) - Vocais
* Steve Jones - Guitarra
* Paul Cook - Bateria
* Glen Matlock - Baixo (de 75 a 77)
* Sid Vicious - Baixo (de 77 a 78)


Discografia:

* Never Mind the Bollocks, Here’s the Sex Pistols (1977)
* Kiss This (1992)
* Flogging a Dead Horse (1980)
* The Great Rock and Roll Swindle (1979)
* Who Killed Bambi?
* Jubilee
* God Save The Queen (2002)
* Spunk

A ultima vez que a banda se uniu, foi em 2007, a banda regravou a musica ” Anarchy in the UK” para o Guitar Hero III.

Esse ano Vivienne Westwood lançou uma coletânea com 16 de suas músicas preferidas, a arte do disco Catwalk Breakdown também foi criada pela estilista. As dezesseis faixas do CD, lançado pela Mercury Records, são de diferentes estilos. Entre as escolhidas, há três faixas do compositor clássico Tchaikovsky e uma da banda glam punk New York Dolls. Vivienne Westwood foi casada com Malcom McLaren, empresário da banda punk britânica Sex Pistols. As roupas que vestiam o grupo vinham da loja Sex (que trocou várias vezes de nome, passando por Seditionaires ? Clothes for Heroes e World’s End), dirigida pela estilista.





Um comentário: