VISITANTES TOTAL

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

CREEDENCE CLEARWATER

Em setembro de 1959, John Fogerty (vocalista e guitarrista), Doug Clifford (bateria) e Stu Cook (baixo) formam The Blue Velvets. Dois meses mais tarde, Tom Fogerty (guitarrista), irmão mais velho de John, entra no grupo como cantor, mudando o nome da banda para Tommy Fogerty and The Blue Velvets.

O nome do grupo muda para The Golliwogs em 1964 após eles assinarem contrato com a gravadora Fantasy Records, onde John trabalhava. Nos três anos seguintes alguns singles foram lançados, fazendo grande sucesso local.

Em 24 de dezembro de 1967, sob a influência de Saul Zaentez, novo manda-chuva da Fantasy Records, eles decidem então começar com algo totalmente novo, tornando-se profissionais. Começando pelo nome que faria história no mundo do rock: um amigo de Tom chamado Creedence Nuball e um comercial de cerveja (Clear Water Beer) serviram de inspiração. Começa então a jornada da banda, em El Cerrito, Califórnia, Estados Unidos.

A banda vem então com um novo estilo musical, definido por John Fogerty que como cantor e compositor passou a ser o centro da banda.

Em junho de 1968 é lançado o primeiro disco, que leva o nome da banda e já dá ao grupo um disco de ouro. Também foram lançados os singles “Suzie Q” (partes 1 e 2) e “I Put a Spell On You/Walk On the Water”.

Em janeiro do ano seguinte é lançado o segundo álbum, Bayou Country, disco de platina. Lançados também o single “Proud Mary/Born on the Bayou”, que além de ganhar disco de ouro lança o grupo para uma carreira mundial de sucesso

Em abril de 1969, são lançados os singles “Bad Moon Rising/Lodi” e “Green River/Commotion” (do terceiro álbum), ambos recebem disco de ouro. O terceiro disco Green River, também recebe disco de platina

O single “Down On the Corner/Fortunate Son” é lançado, quarto disco de ouro. No final do ano é lançado o quarto disco, Willy And The Poorboys, que por sua vez, recebe disco de platina.

A banda, logicamente, esteve presente no festival de Woodstock, fazendo grande apresentação.

O single “Travellin’ Band/Who’ll Stop the Rain” dá a banda o quinto disco de ouro, lançado em 1970. A banda começa sua primeira turnê pela Europa, fazendo também um enorme sucesso neste continente.

O single “Up Around the Bend/Run Tthrough the Jungle” também é disco de ouro. É lançado o disco de maior sucesso da banda, Cosmo’s Factory, que vende mais de três milhões de cópias, disco de platina portanto. O single “Lookin’Out My Back Door/Long as I Can See the Light” é lançado e também é disco de ouro.

Ainda neste ano é lançado o sexto disco Pendulum, que também foi disco de platina, o quinto do grupo. O ambiente no grupo porém já não é dos melhores: dizem que Tom, Doug e Stu não concordam em serem apenas uma banda para John Fogerty.

Em 1971 é lançado o oitavo single disco de ouro: “Have You Ever Seen the Rain/Hey Tonight”.

Em fevereiro Tom Fogerty abandona o grupo para seguir carreira solo. Os outros decidem continuar como um trio, começando uma grande turnê pelos EUA e, logo em seguida, uma pela Europa. É lançado o 11º single, “Sweet Hitch-Hicker / Door to Door”, que ainda atinge o topo das paradas.

Em 1972, é feita uma turnê pela Austrália, Nova Zelândia e Japão. O single “Someday Never Comes / Tearin’ Up the Country” é lançado, mas não faz o mesmo sucesso dos anteriores, sendo o único que não ganhou disco de ouro.

É lançado o último álbum, Mardi Gras, que também ganha disco de ouro. A obra mostra que o grupo está próximo da divisão, com Stu Cook e Doug Clifford compondo algumas das canções (até então John Fogerty era quem compunha todas as canções da banda).

Em 16 de outubro a gravadora Fantasy Records anuncia oficialmente o fim do Creedence Clearwater Revival.

Todos os membros da banda participaram das gravações do álbum solo de Tom Fogerty lançado em 1974, Zephyr National. Tom Fogerty morreu em 1990 vítima de problemas respiratórios.

Reuniões

Desde então reuniram-se eventualmente em 1995 para aparições em festivais diversos. Stu Cook e Doug Clifford chegaram a montar uma banda chamada Creedence Clearwater Revisited e se apresentaram tocando canções de seu grupo antigo.

Em 2006, fizeram um turnê pelo Brasil com a formação Revisited onde tocaram por uma semana, passando pelas cidades de Curitiba, Belo Horizonte, Bauru, São Paulo, Jaguariúna, Tubarão e Porto Alegre.











Nenhum comentário:

Postar um comentário